Meu pé de acerola e o Natal!

IMG_20151210_134736970

Gosto muito dessa época de festas, de fechamento de ciclo, de renovação das intenções, do sentimento de união. E acredito que montar uma árvore de Natal e decorá-la é um ritual que nos faz pensar no que queremos plantar e colher.

A tradição de montar o pinheirinho de Natal nós herdamos dos povos que vivem num frio danado nessa época do ano e já nos habituamos a ela. Uma das explicações que encontrei sobre usarmos o pinheiro é que ele é a única árvore que sobrevive às baixíssimas temperaturas lá do norte e a decoração com bolas e enfeites tem a simbologia de frutos, que acrescentamos para representar a gratidão pelo que colhemos no ano que passou e os bons desejos que queremos plantar hoje. Eu considero tudo isso muito válido e o sentido de decorar a casa é muito forte em mim, mas, além disso, resolvi olhar também para o que tenho de natural ao meu  redor.

Quando essa árvore começa a ficar cheia de frutinhas vermelhas, é sinal de que o verão bate à porta! É dezembro e meu Natal é no verão! E então, percebi que tenho uma árvore de Natal bem bonita e frutífera ao lado da porta da minha cozinha! Uma árvore que dispensa o ritual da preparação, mas me permite o ritual da contemplação!

Quando chega dezembro, época de agradecer pelo que se viveu no ano e de tomar mais uma dose de energia para o novo ano, meu Natal traz a tradição da acerola colhida do pé e de consumo de suco de acerola aos litros.

Quando eu paro e penso no que foi 2015, o suco de acerola fresquinho está ali junto. Já há alguns anos, todo dezembro tem sido assim, mas um grande presente desse ano foi o Comida com Sentido e, graças a isso, pude olhar meu pé de acerola com olhos mais sensíveis.

Gosto do pinheirinho e vou continuar a montá-lo e enfeitá-lo, sem dúvida! Mas o pé de acerola traz muito sentido para o meu Natal!

Desejo que o seu Natal seja bonito e feliz, perto de quem e do quê é importante para você!

O que traz sentido para o Seu Natal?

Deixe um comentário

